date sexta-feira, 25 de março de 2011


As Invasões Francesas

No dia 18 de Março, fui com a minha turma à freguesia de Foz de Arouce para visitar um acampamento, que representava a vida no tempo das invasões francesas.
Quando lá chegamos, participamos numa batalha. Um soldado Inglês disse:
- Todos em sentido o oficial está a chegar.
Quando chegou, o oficial explicou-nos o que se tinha passado naquele local no ano de 1811.
Na Primavera de 1811, o exército francês entrou pela terceira vez em Portugal para expulsar as tropas Inglesas. O exército francês era comandado por Massena, entraram pela fronteira da Beira. O exército Inglês e alguns soldados Portugueses foram ao seu encontro e derrotaram os Franceses na Batalha do Buçaco. Os Franceses sofreram muito, mas continuaram para Lisboa, passando por Coimbra. Quando chegaram às linhas das Torres foram forçados a deterem-se perante o povo Português e Inglês. Como já não tinham forças para vencer e como não tinham mais soldados começaram a retirar-se, mas continuaram a perseguir os Ingleses e os Portugueses até que chegaram a Foz de Arouce e foram derrotados definitivamente.
Na visita, pegámos em telescópios, mostram-nos uma corneta, havia duas tendas, onde estava a família dos soldados que faziam cartuchos, ajudavam na colheita de alimentos, preparavam as refeições e ajudavam nos curativos médicos.
Quando regressámos à escola, percebemos que na nossa terra, já passou muita gente importante para a nossa história e nem sempre damos por isso.
Acreditem em mim…


Feito por : João Campos – n.º9 Turma H







Invasões Francesas

Hoje dia 18 de Março de 2011, fomos fazer uma visita ao passado, em Foz de Arouce.
Quando lá chegamos fomos ao pé do Capitão que nos esteve a ensinar como tinha acontecido a Batalha de Foz de Arouce.
Depois estivemos a ver o que eles levavam nas malas e soubemos que para os acampamentos militares não iam só homens, mas também crianças e mulheres.
De seguida estivemos a fazer de soldados e fizemos o que ele dizia.
No final pegámos na arma.


Isabel Maria Neves Carvalho nº 7 4ºH
Lousã, 19 de março de 2011

date segunda-feira, 21 de março de 2011




Mas nestes dois dias já o arranjámos decentemente... e até desenhámos todos um para ver de quem era o Alfa mais bonito... e foi o do Rui Filipe que ganhou!Então fizemo-lo como o dele.

ALFA ODALISCA


O nosso Alfa não estava lá muito bonito, mas mesmo assim concorremos. Não houve tempo para o tratar melhor...demos-lhe o nome de Alfa Odalisca

date sábado, 12 de março de 2011

date domingo, 6 de março de 2011

date

date

date

date

date

date


No dia 23 de fevereiro veio à nossa escola EB1 de Santa Rita uma princesa árabe com algumas pessoas do seu governo, e também vieram fotógrafos, para ver como funcionava o quadro interativo e a plataforma Camões nas aulas.
Eu não sabia que a arábia é um país riquíssimo por causa do petróleo e também que é muito pobre por causa de ter muitos habitantes no país.
A senhora veio à nossa escola por volta das 15h e 50m e ouviu-nos a cantar o Hino da Alegria e a canção da Lousã.
Depois foi à sala do 1ºano, 2ºano, 3ºano e à nossa turma do 4ºano para assistir às aulas.
Nós cantamos a canção do hino da alegria porque é uma canção internacional que toda a gente conhece e a canção da Lousã porque é a música da nossa terra.
Eu achava que a princesa vinha de limusina, mas afinal não! Gostava tanto de ver uma! Deve ser tão fixe!
Eu gostei muito da vinda da senhora à nossa escola, só espero que a senhora tenha gostado!


Rui Daniel Simões Colaço
Lousã,24 de Fevereiro de 2011




No dia 23 de fevereiro de 2011 uma princesa árabe veio à minha escola para ver como trabalhamos na plataforma Camões. A nossa turma que tinha sido escolhida para a senhora ver teve de se preparar muito bem na segunda-feira e terça-feira para na quarta-feira nos portarmos bem, mas o que era mais difícil era os Magalhães que estavam sempre a avariar e assim não dava para trabalhar!... Mas também não era só isso porque tínhamos de tocar duas músicas na flauta e havia outro problema: alguns meninos não traziam a flauta e não podiam ensaiar; mas quando chegou o dia, correu tudo bem e eu gostei muito desse dia.

Luís André Reis Roque


date