No dia 6 de Abril de 2011, numa quarta-feira às duas da tarde, a minha turma mais a outra turma do 4º ano fomos à biblioteca municipal para termos uma ideia sobre os surdos e como eles comunicam.
Quando nós entramos a primeira coisa que nós fizemos foi darem-nos a todos um cartão diferente e nós tínhamos de ir à senhora que tinha o mesmo cartão e ela ensinou-nos as cores em língua gestual.
Em seguida uma pessoa fazia as perguntas e nos respondíamos em língua gestual. Depois sentámo-nos nos lugares e vimos um teatro.
Era proibido bater palmas sem ser em língua gestual.
A seguir estivemos a fazer o jogo da mímica e, por fim, eles fizeram o teatro da "Cinderela Surda" e, como sempre, tínhamos de bater palmas em língua gestual.
Outras coisas que vimos e aprendemos mais foi o abecedário de língua gestual.
Quando acabou o workshop nos fomos de novo para a escola. Eu gostei muito deste workshop.
Luís André Reis Roque
Hoje, dia 06 de Abril de 2011, saímos da escola às 14h com o professor Rui Baio, a professora Salomé e com a professora Alice e uma auxiliar; fomos a pé até à Câmara Municipal e chegamos lá às 14h15 minutos.
Fomos ver vários pessoas a fazerem – se de surdos e a comunicar com gestos.
O professor Rui Baio mandou – nos sentar debaixo de uma árvore e um senhor disse:
- Que era melhor irmos lá para dentro e começarmos a ver o teatro.
Começou com eles na aula com a professora, depois o jogo da mímica, o "Leo - puto surdo" e a princesa surda.
Aprendemos as cores com gestos e dissemos em voz alta as cores com gestos.
Depois recebemos um papel rosa, roxo, verde, preto, amarelo e laranja e mais tarde um outro papel com o nosso nome em gestos.
Por fim regressámos à escola e fomos brincar um bocado no parque da escola antes de regressarmos às aulas e depois a professora chamou – nos.
Nas aulas a professora disse:
- Quem quiser ler lê e que quem quiser fazer o texto que faça para depois passarem para o computador.
Às 17h30 minutos saímos das aulas e quem me foi buscar foi a minha mãe.
João Pedro Simões Soares
Hoje fomos até ao auditório da Biblioteca Municipal assistir e participar num workshop de Língua Gestual Portuguesa.
Este Workshop foi apresentado por alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra, dos 1º e 2º anos e vieram cá através da área de projecto de um grupo de alunos da Escola Secundária da Lousã.
Quando chegámos, os alunos do 1ºano apresentaram-se e distribuíram papeis coloridos. Com eles fizemos um jogo para aprender a dizer as cores em linguagem gestual. Quando nos mostravam uma cor, nós tínhamos que fazer o gesto de acordo com a cor.
Também fizemos um jogo muito engraçado: um aluno subia ao palco e tirava um papel de uma caixa, nesse papel estava o desenho de um animal e em linguagem gestual ou mímica tínhamos que adivinhar qual era o animal.
Vimos um teatro, onde se passavam duas cenas diferentes, uma em casa e outra na escola. E outro teatro sobre a Cinderela surda.
Ouvimos uma canção do Aladino que ao mesmo tempo, era acompanhada com a linguagem gestual.
Quase no fim, aprendemos o alfabeto e até nos deram uma folha com as letras do alfabeto e o gesto correspondente.
Foi muito bom ter aprendido neste workshop, assim é mais fácil ajudar os surdos.
João Campos
Hoje, dia 6 de Abril de 2011 quando cheguei à Biblioteca Municipal sentei-me e a primeira actividade foi: darem-nos um papel. O meu, o do Luís, o do Pedro, o da Isabel e de todos os meus colegas que estavam sentados na mesma fila que eu, eram verdes.
Eu aprendi algumas palavras.
Depois entregaram-nos o Alfabeto Gestual Português e com ele aprendi o meu nome.
A segunda actividade foi o teatro da Cinderela e a terceira a lenda do “Leo - o puto surdo” e passava-se na escola.
Eu gostei imenso deste dia na Biblioteca Municipal.
Diogo Costa
Aprender a língua gestual
Hoje, dia 06 de Abril de 2011, fomos à Biblioteca Municipal da Lousã.
Quando chegámos lá, uma senhora explicou-nos o que era uma pessoa surda muda: é alguém que não consegue ouvir e por isso não aprendeu a falar. Assim, terão de comunicar por gestos e a isso chama-se Língua Gestual.
De seguida, uns rapazes e umas raparigas jogaram connosco ao jogo das cores que se joga assim: eles dão-nos uns papéis com cores diferentes a cada um, depois fazemos grupos, esses jovens fazem os gestos que significa cada cor e nós repetimos para aprendermos.
Quando acabámos, assistimos a uma peça de teatro, chamada “Cinderela surda” que contava a história da Cinderela, mas como uma menina surda.
Depois, mostraram-nos um vídeo musical do filme “Aladino”, cuja letra era “cantada” com gestos.
Seguidamente, fizemos outro jogo, agora de mímica, em que aprendemos a dizer os nomes dos animais em língua gestual.
Por fim, deram-nos uns papéis com o abecedário dessa língua tão diferente da que usamos.
Gostei muito desta visita e do que aprendi, porque agora já sei algumas palavras nesta língua, como, por exemplo: o meu nome, as cores, alguns animais e os clubes de futebol.
Quando cheguei a casa ia cheia de vontade de mostrar aos meus pais o que tinha aprendido.
Ana Jorge 4º H
Hoje às 2 horas fomos a um sítio onde havia surdos, fizemos algumas atividades por exemplo: ensinaram-nos as cores e mais outras coisas: deram-nos uns papeis com o abecedário em língua gestual.
De seguida, sentámo-nos nas cadeiras e vimos uma peça de teatro sobre a Cinderela surda e outro sobre uns alunos surdos-mudos na escola e a professora tentava sempre que eles falassem.
Depois viemos para a escola.
Pedro Rocha