Também foi graças à nossa turma e a todas as visitas (embaixada dos Emirados Árabes Unidos, representantes da Microsoft em Portugal e os Investidores portugueses) que estiveram a assistir à nossa aula que isto aconteceu...

"(...) no seguimento da implementação da Plataforma Camões nas escolas do 1.º CEB do Concelho da Lousã (uma Plataforma pedagógica interactiva que possui um conjunto de ferramentas e potencialidades promotoras de uma efectiva utilização das novas tecnologias da educação na sala de aula – conforme podemos atestar no nosso Concelho), a Microsoft Corporation através do seu programa mundial «Shape the Future», decidiu reconhecer a Lousã como a sua montra mundial, o que muito nos deve honrar e orgulhar, principalmente aos nossos professores.(...)

Por este motivo todos nós nos sentimos muito, mas mesmo muito, felizes!








date sábado, 16 de abril de 2011



No dia 6 de Abril de 2011, numa quarta-feira às duas da tarde, a minha turma mais a outra turma do 4º ano fomos à biblioteca municipal para termos uma ideia sobre os surdos e como eles comunicam.

Quando nós entramos a primeira coisa que nós fizemos foi darem-nos a todos um cartão diferente e nós tínhamos de ir à senhora que tinha o mesmo cartão e ela ensinou-nos as cores em língua gestual.

Em seguida uma pessoa fazia as perguntas e nos respondíamos em língua gestual. Depois sentámo-nos nos lugares e vimos um teatro.

Era proibido bater palmas sem ser em língua gestual.

A seguir estivemos a fazer o jogo da mímica e, por fim, eles fizeram o teatro da "Cinderela Surda" e, como sempre, tínhamos de bater palmas em língua gestual.

Outras coisas que vimos e aprendemos mais foi o abecedário de língua gestual.

Quando acabou o workshop nos fomos de novo para a escola. Eu gostei muito deste workshop.

Luís André Reis Roque


Hoje, dia 06 de Abril de 2011, saímos da escola às 14h com o professor Rui Baio, a professora Salomé e com a professora Alice e uma auxiliar; fomos a pé até à Câmara Municipal e chegamos lá às 14h15 minutos.

Fomos ver vários pessoas a fazerem – se de surdos e a comunicar com gestos.

O professor Rui Baio mandou – nos sentar debaixo de uma árvore e um senhor disse:

- Que era melhor irmos lá para dentro e começarmos a ver o teatro.

Começou com eles na aula com a professora, depois o jogo da mímica, o "Leo - puto surdo" e a princesa surda.

Aprendemos as cores com gestos e dissemos em voz alta as cores com gestos.

Depois recebemos um papel rosa, roxo, verde, preto, amarelo e laranja e mais tarde um outro papel com o nosso nome em gestos.

Por fim regressámos à escola e fomos brincar um bocado no parque da escola antes de regressarmos às aulas e depois a professora chamou – nos.

Nas aulas a professora disse:

- Quem quiser ler lê e que quem quiser fazer o texto que faça para depois passarem para o computador.

Às 17h30 minutos saímos das aulas e quem me foi buscar foi a minha mãe.


João Pedro Simões Soares


Hoje fomos até ao auditório da Biblioteca Municipal assistir e participar num workshop de Língua Gestual Portuguesa.

Este Workshop foi apresentado por alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra, dos 1º e 2º anos e vieram cá através da área de projecto de um grupo de alunos da Escola Secundária da Lousã.

Quando chegámos, os alunos do 1ºano apresentaram-se e distribuíram papeis coloridos. Com eles fizemos um jogo para aprender a dizer as cores em linguagem gestual. Quando nos mostravam uma cor, nós tínhamos que fazer o gesto de acordo com a cor.

Também fizemos um jogo muito engraçado: um aluno subia ao palco e tirava um papel de uma caixa, nesse papel estava o desenho de um animal e em linguagem gestual ou mímica tínhamos que adivinhar qual era o animal.

Vimos um teatro, onde se passavam duas cenas diferentes, uma em casa e outra na escola. E outro teatro sobre a Cinderela surda.

Ouvimos uma canção do Aladino que ao mesmo tempo, era acompanhada com a linguagem gestual.

Quase no fim, aprendemos o alfabeto e até nos deram uma folha com as letras do alfabeto e o gesto correspondente.

Foi muito bom ter aprendido neste workshop, assim é mais fácil ajudar os surdos.

João Campos

Hoje, dia 6 de Abril de 2011 quando cheguei à Biblioteca Municipal sentei-me e a primeira actividade foi: darem-nos um papel. O meu, o do Luís, o do Pedro, o da Isabel e de todos os meus colegas que estavam sentados na mesma fila que eu, eram verdes.

Eu aprendi algumas palavras.

Depois entregaram-nos o Alfabeto Gestual Português e com ele aprendi o meu nome.

A segunda actividade foi o teatro da Cinderela e a terceira a lenda do “Leo - o puto surdo” e passava-se na escola.

Eu gostei imenso deste dia na Biblioteca Municipal.

Diogo Costa



Aprender a língua gestual

Hoje, dia 06 de Abril de 2011, fomos à Biblioteca Municipal da Lousã.

Quando chegámos lá, uma senhora explicou-nos o que era uma pessoa surda muda: é alguém que não consegue ouvir e por isso não aprendeu a falar. Assim, terão de comunicar por gestos e a isso chama-se Língua Gestual.

De seguida, uns rapazes e umas raparigas jogaram connosco ao jogo das cores que se joga assim: eles dão-nos uns papéis com cores diferentes a cada um, depois fazemos grupos, esses jovens fazem os gestos que significa cada cor e nós repetimos para aprendermos.

Quando acabámos, assistimos a uma peça de teatro, chamada “Cinderela surda” que contava a história da Cinderela, mas como uma menina surda.

Depois, mostraram-nos um vídeo musical do filme “Aladino”, cuja letra era “cantada” com gestos.

Seguidamente, fizemos outro jogo, agora de mímica, em que aprendemos a dizer os nomes dos animais em língua gestual.

Por fim, deram-nos uns papéis com o abecedário dessa língua tão diferente da que usamos.

Gostei muito desta visita e do que aprendi, porque agora já sei algumas palavras nesta língua, como, por exemplo: o meu nome, as cores, alguns animais e os clubes de futebol.

Quando cheguei a casa ia cheia de vontade de mostrar aos meus pais o que tinha aprendido.

Ana Jorge 4º H



Hoje às 2 horas fomos a um sítio onde havia surdos, fizemos algumas atividades por exemplo: ensinaram-nos as cores e mais outras coisas: deram-nos uns papeis com o abecedário em língua gestual.

De seguida, sentámo-nos nas cadeiras e vimos uma peça de teatro sobre a Cinderela surda e outro sobre uns alunos surdos-mudos na escola e a professora tentava sempre que eles falassem.

Depois viemos para a escola.

Pedro Rocha


date sexta-feira, 15 de abril de 2011