Como já mostrámos aqui, a nossa colheita na horta pedagógica da nossa turma foi muito boa!

Depois de termos distribuído por todos os alunos, professores e funcionários as maiores abóboras que lá cresceram, ainda nos restaram quatro, pois três acabaram por apodrecer por causa das primeiras chuvas.

Então, na Assembleia de Escola das Eco-escolas nós pedimos sugestões para o que fazer com elas e foi-nos pedido que fizéssemos filhós, agora no Natal.

Assim, na quarta feira passada fomos com a nossa auxiliar, a Rosário, cortar as abóboras para depois a mãe do João ir lá buscá-la e a cozer na sexta de manhãzinha para sermos nós a amassá-la.

Na sexta feira de manhã, às 8 e meia lá estava a mãe e a avó do João com a abóbora cozida, pronta para amassarmos.

Todos nós lavámos as mãos e, um de cada vez, fomos experimentar a sensação de amassar!!!...(várias foram as reacções e por vezes muito esquisitas pois custava acreditar que aquela "papa" servisse para comer!).

Por fim a avó Zeca fez uma cruz na massa, disse uma oração e tapou com muita roupa a massa, disse que era para que não arrefecesse e fermentasse melhor e que quando ela estivesse lêveda nos chamaria para irmos ver como tinha ficado e como é que ela ia fazer as filhós.
Passado mais ao menos 1h e meia a mãe do João chamou-nos e lá fomos nós!!!

Sentámo-nos todos à volta de uma mesa onde já estavam várias travessas com filhós: uma com filhós com açúcar e canela, outra com filhós só com açucar e uma terceira com filhós sem nada.

Estavam deliciosas!!! Todos nós as adorámos!!!... Um dia destes vamos voltar a casa da avó Zeca para a vermos fazer arroz doce e para o saborearmos, claro!

date sábado, 19 de dezembro de 2009

1 comentários to “Os últimos dias antes das férias de Natal e as filhós em casa da avó Zeca!”

  1. Unknown
    4 de janeiro de 2010 às 14:31

    Foi um dia bastante agradável, e comigo podem contar sempre. Um beijo muito grande a essa professora fantástica e a todos os meninos que participaram nesta aventura
    Bjos
    Dina

Leave a Reply: